sábado, 2 de junho de 2007

O novo planeta anão do Sistema Solar – Eris


Já toda a gente deve ter ouvido falar na descoberta de um novo planeta.
No início foi considerado como planeta, de acordo com a nova definição, que considera que um planeta é um objecto com massa suficiente para ter uma forma arredondada, que orbite em torno de uma estrela e que não tenha outros objectos na sua vizinhança.
A primeira série de imagens deste planeta foi tirada em 21 de Outubro de 2003. Devido à sua distância e ao seu deslocamento muito lento, os computadores não revelaram a presença deste objecto, mas em 2004 a equipa decidiu reanalisar as fotos anteriores. Finalmente em 5 de Janeiro de 2005, uma nova análise revela a presença de Eris. Os trabalhos científicos para a sua classificação começam: categoria a que pertence, dimensões, densidade, rotação, etc. Na tarde de 29 de Julho do mesmo ano, os astrónomos Mike Brown do Instituto de Tecnologia da Califórnia, juntamente com Chad Trijillo e David L. Robinowich, anunciaram à União Internacional de Astronomia (IAU) a descoberta deste novo planeta.
No entanto, algum tempo depois, com base na definição de planeta anão, Eris foi considerado como tal. Esta definição diz que um planeta anão é um objecto celeste que orbita em torno de uma estrela, possui massa suficiente para ter uma forma arredondada, que tenha objectos na sua vizinhança e não seja um satélite. Sendo assim, Eris agora acompanha Plutão e Ceres no grupo dos planetas anões do Sistema Solar.

Como vemos, o nosso Universo está em constante expansão, a cada dia que passa surgem novos corpos.

Sem comentários: