sábado, 2 de junho de 2007

Descoberta do novo planeta semelhante à Terra


Cientistas de três centros de pesquisa da França, Portugal e Suíça, descobriram o primeiro planeta extra-solar que aparenta ser semelhante à Terra.
A equipa europeia que descobriu o planeta é liderada pelo cientista suíço Michael Mayor. Desta equipa também faz parte o investigador do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa/Observatório Astronómico de Lisboa – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAAUL/OAL-FCUL), Xavier Bonfils.
O planeta descoberto orbita a estrela Gliese 581, daí ser extra-solar. Como os cientistas não costumam atribuir nomes a tais planetas, tomam como base a denominação da estrela mãe, isto é, a estrela que o planeta orbita, e adicionam uma letra que se refere à sequência em foram descobertos. O primeiro planeta que se descobre na órbita de uma estrela, recebe um “B”, o segundo um “C”, e assim sucessivamente. Com isto, o novo planeta tem o nome de Gliese 581 C, por ser o segundo a ser descoberto nas proximidades da estrela Gliese 581.
As características deste são muito semelhantes às da Terra, embora seja 5 vezes maior e se encontre a 20,5 anos-luz desta. Segundo os estudos, a sua temperatura varia entre 0ºC e 40ºC, condições favoráveis à existência de água no estado liquido, havendo assim a possibilidade de ser habitado.

Sem comentários: